sábado, 25 de maio de 2013

Abismos nunca mais






Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR. “ (Josué 24:15)

 Essa semana, por coincidência, ouvi duas músicas que tratam de  vidas familiares, portanto, achei interessante refletir sobre a mensagem que cada uma delas traz.

A primeira música foi composta por Renato Russo e se chama “Pais e Filhos”, retratando a história de uma menina que cometeu suicídio. Ao longo da música podemos perceber que havia crises familiares: abandono, pais separados, falta de diálogo. E, nesse momento de tragédia, o compositor oferece um desfecho: “É preciso amar as pessoas, como se não houvesse amanhã”. O que, naquele  caso, já era tarde demais.

A segunda canção foi composta por um músico cristão chamado João Alexandre e se chama “Abismo de Gerações”. A música retrata o conflito entre um pai e um filho. Há falta de dialogo e  desentendimentos causados pelas idades (gerações) diferentes. Mas o compositor oferece um desfecho para os problemas dessa família: “Por isso Deus tem que ser pra nós, ponto de  encontro, uma mesma voz, que nos converte um ao outro e nos traz a paz (...) Abismos nunca mais”.

Problemas entre pais e filhos acontecem em todas as famílias, sejam elas cristãs ou não. Mas, o que importa é a forma como encaramos o problema, para que o final não seja “Ela se jogou da janela do quinto andar, nada é fácil de entender” mas, sim,  “abismos nunca mais”. Para isso, devemos tomar uma posição como Josué fez: “Porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR”. Quando colocamos Deus como o Senhor da nossa família, Ele se torna o elo de ligação (ponte) entre marido e mulher, entre pais e filhos.  “Abismos nunca mais” é o que desejamos para as nossas famílias ao final desse mês de Maio, o mês da família. Que Deus nos abençoe!!


Presb. Daniel Moura

-------------------------------------------------------------------------------------

Para quem não conhece as músicas vou deixar os vídeos delas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário