terça-feira, 21 de maio de 2013

Os bancos da Igreja




Os dados estatísticos têm apontado um crescimento do meio evangélico no Brasil. Cerca de 20 anos atrás, ser cristão era motivo de chacotas, de estranheza e, por que não falar, até de “bullying”... Mas hoje, ser “crente” é normal. É tão comum que, talvez, isso não seja motivo de tanta alegria, mas, sim, de preocupação. A Bíblia afirma claramente que seguir a Jesus é como nadar contra a maré: “Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me.” (Mateus 16:24).

Tendo em vista o evangelho simplificado (para não falar deturpado) de nosso tempo, algumas questões surgem: Quais são os motivos que nos levam a ir à igreja? Estamos apenas esquentando bancos?  Deus tem sido a prioridade em nosso culto? Afinal, sentamos nos bancos da Igreja para quê? 


1) Para Adorar. O fim principal do homem é adorar a Deus. Muitos vão às igrejas dando importância aos cânticos avivados, às curas, aos milagres, às profecias, às unções, aos objetos e, principalmente, às pessoas. Ao adentrarmos o templo e sentarmos nos bancos da igreja temos que agradecer por tudo o que Deus tem feito, principalmente pela salvação em Jesus Cristo.

2) Para Aprender. Ao adentrarmos o templo e sentarmos nos bancos da igreja estamos indo também para aprender de Deus. A adoração e a obediência requerem conhecimento das Escrituras.  Somos abençoados e recebemos discernimento quando ouvimos e aprendemos da Palavra de Deus.

3) Para Amar.  Ao adentrarmos o templo e sentarmos nos bancos da igreja estamos como um só povo, um só corpo. A comunhão é essencial para a vida da Igreja. O Apóstolo João é taxativo: “Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?” (1 João 4:20). A obediência ao Senhor é realizada na comunhão com outros crentes, que também servem ao Senhor.

Existe uma responsabilidade ao adentrarmos o templo: ir à Igreja não é uma brincadeira, ou somente um passatempo. Ir à Igreja é uma demonstração de fé, amor e esperança naquele que nos amou primeiro. Dessa forma podemos dizer de coração: “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor” Sl 122:1.

Presb. Daniel Moura – IPBV

Nenhum comentário:

Postar um comentário